18 de março de 2010

Vênus de Milo com dois braços #18: Marketing: devolução e evolução

Por Bruno Scartozzoni.

Lembra do Devo? Aquela banda seminal do New Wave, que hoje é composta por velhinhos muito simpáticos e ativos.

Pois bem, não é só nos palcos que os caras ainda mandam bem. Depois desse site para promover o novo trabalho, é fato que os caras estão mais atualizados no campo do marketing do que muita banda nova por aí.

Sugiro que você reserve uns 5 minutos para apreciar o humor ímpar e ajudar o Devo a escolher uma nova cor para os emblemáticos chapéus.

Clipe novo do Crystal Antlers: Little Sister

9 de março de 2010

Bizarrê: Zé do Caixão manda recado para os metidos a DJ

Vejam a homenagem do Zé do Caixão ao dia do DJ.

Via @tcarandina.

Stars prepara disco novo para junho

O Stars, uma das bandas canadenses mais queridas do meu coração, anunciou que vai lançar o seu próximo disco no dia 22 de junho.

O álbum, chamado The Five Ghosts, terá onze faixas e será o primeiro lançado pelo selo próprio da banda, Soft Revolution.

Aí embaixo tem um making of mostrando os bastidores das gravações do disco, e, logo abaixo , a tracklist dele.





01 Dead Hearts
02 Wasted Daylight
03 I Died So I Could Haunt You
04 Fixed
05 We Don't Want Your Body
06 He Dreams He's Awake
07 Never Been Good With Change
08 The Passenger
09 The Last Song Ever Written
10 How Much More
11 Winter Bones

Clipe novo do Toro y Moi: Talamak

Clipe novo do She & Him: In the Sun

Vênus de Milo com dois braços #17: Música versus TV

Por Bruno Scartozzoni.

Recentemente saiu uma pesquisa mostrando que as crianças de 8 a 18 anos consomem mais mídia hoje do que 6 anos atrás. Na média 1 hora e 17 minutos a mais. Isso é explicado basicamente pela maior oferta de aparelhos eletrônicos, como mp3 players e celulares, e também pelo modo como eles são usados, tudo ao mesmo tempo agora, ou seja, no modo multi-tarefa.

A mesma pesquisa também mostra que, conforme a idade vai passando, o tempo gasto com TV diminui e o tempo gasto com música aumenta, até que, lá pelos 18 anos, passam a se equivaler. Está aí o motivo pelo qual muitas marcas que lidam com jovens investem tão pesadamente em shows, festivais e coisas do tipo. Por maior que seja a banda, ainda assim é mais barato do que veicular na TV.

Apesar do estudo não levantar os motivos dessa troca (TV por música), tenho alguns palpites. A música é um meio de socialização muito melhor do que a TV, e isso é bastante importante na adolescência, uma época onde as pessoas querem fazer amigos e sexo. Além disso o som em geral se adapta melhor à multi-tarefa, exigindo menos atenção do que a imagem. E também não podemos esquecer que, até por uma questão técnica (tamanho do arquivo), a música se espalha pela internet muito mais facilmente do que conteúdos de TV, o que no final do dia deve fazer alguma diferença...

8 de março de 2010

Clipe novo do We Are Scientists: Rules Don't Stop

Veja vídeo com música feita em parceria entre o Franz Ferdinand e a Marion Cotillard para a Dior

Há um tempinho atrás, caiu na internet a música que o Franz Ferdinand fez em parceria com a atriz Marion Cotillard, para a Dior.

Agora foi divulgado um vídeo da campanha, onde a Marion encarna uma cantora, fazendo uma performance da faixa, The Eyes Of Mars.

Joanna Newsom toca Soft As Chalk ao vivo no programa do Jimmy Fallon

Vampire Weekend se apresenta no Saturday Night Live

5 de março de 2010

Clipe novo do Summer Camp: Ghost Train

O que você acharia do Vampire Weekend tocando na sua casa? Aconteceu na Espanha!

Não sei se a história é real, ou foi armação, mas aparentemente o Vampire Weekend tocou na casa de um pobre mortal, depois de um show deles, em Barcelona.

Segundo o sortudão que recebeu a banda em casa, uma amiga dele encontrou o Vampire Weekend em um bar, convidou eles para tocar na casa do seu amigo, e eles toparam.

Olha aí:

4 de março de 2010

Ouça a versão de Cherry Bomb cantada por Dakota Fanning e Kristen Stewart

Já ouviram a versão de Cherry Bomb cantada pela Dakota Fanning e Kristen Stewart, para o filme The Runaways?

Medo, hein?

Bizarrê: O dia que o indie matou um gato e foi parar em rede nacional

Na semana passada, um caso um tanto curioso apareceu nas mãos da Judge Judy. Kate Levitt, integrante do Teeth Mountain, acusou o seu ex-amigo Jonathan Coward, integrante do Shams, de ter matado o seu gato. Como? Jogando uma televisão na parede da sua sala, que acabou caindo no bichinho.

A coisa ficou feia para o acusado, já que ele alegou que estava tão chapado no dia que não se lembra de nada do que aconteceu.

A parte mais vergonhosa foi depois do "julgamento", quando o cara ficou descendo o pau na menina, e ela dizendo que apesar de ele ter feito isso, e já ter abusado de animais no passado (fato o qual ela tem documentado em fotos), ele geralmente era um bom amigo.

BIZARRO!

Resumão de notícias: Goldfrapp e Portishead em trilha sonora, o clipe novo da Kate Nash e do Goldfrapp, e o disco novo do Band Of Horses

* O Adrian Utley, do Portishead, e o Will Gregory, do Goldfrapp, se juntaram para compor uma nova trilha sonora para o clássico do cinema mudo The Passion of Joan of Arc, de Carl Theodor Dreyer.

Os caras vão fazer uma apresentação especial no dia sete de maio, em Londres, onde o filme será exibido, e a trilha será executada ao vivo, com a ajuda de seis guitarristas.

E falando em Goldfrapp, a banda lançou ontem o seu novo clipe Rocket. Para assistir, é só clicar aqui.

* Quem também está de clipe novo é a Kate Nash. A garota, que lança o seu disco novo My Best Friend Is You, no dia 19 de abril, acaba de liberar o vídeo Do Wah Doo para ser assistido no seu site.

* O Band Of Horses anunciou que lançará o seu terceiro disco, Infinite Arms, no dia 18 de maio.

O álbum foi produzido por Phil Ek, que trabalhou com eles nos dois anteriores, e é o primeiro deles que contou com a participação de Tyler Ramsey e Bill Reynolds nas gravações, já que eles só participavam da banda nas apresentações ao vivo.

2 de março de 2010

Clipe novo do OK Go: This Too Shall Pass. Mais um vídeo cheio de peripécias!

O OK Go, que nunca decepciona no quesito clipe, lançou hoje a sua mais nova criação: o vídeo de This Too Shall Pass.

Toda essa parafernália usada no clipe foi construída pelos próprios caras da banda, com a ajuda do Synn Labs, e demorou meses para ficar pronta.

Clipe novo do Owen Pallett: Lewis Takes Off His Shirt

Vênus de Milo com dois braços #16: Bandas e empresas unidas

Por Bruno Scartozzoni.

Poderia ilustrar esse post com a nova propaganda da NET, protagonizada pela Claudia Leitte, mas achei melhor fazê-lo com esse belíssimo filme da Skoda, montadora de automóveis tcheca que convidou o músico experimental Petr Spatina para fazer uma composição com algumas centenas de taças de cristal cheias de...água!

Não é a primeira e nem será a última vez que artistas do mundo da música são convidados por empresas a participarem de campanhas. Na verdade isso é mais velho que andar pra frente. A diferença é que, em uma realidade onde vender música para o público é cada vez mais incerto, é possível que artistas comecem a ficar cada vez mais dependentes do marketing.

Esse é um post sobre traçar cenários. Abaixo vou dar alguns exemplos de coisas que podem acontecer no futuro. Se são coisas boas ou ruins eu não sei, aí cabe a você decidir:

- Bandas serão criadas por departamentos de marketing. Desde a escolha dos membros até o ritmo, passando por detalhes como figurino e cenário do palco, tudo deverá refletir a marca que a banda representa. Já que a banda se sustenta por meio da empresa, todo seu trabalho será disponibilizado de graça para as pessoas. O lado ruim é que, no fundo, cada álbum será uma grande propaganda subliminar (ou descarada mesmo). Mas se música e letras tiverem qualidade, porque não?

- Uma possibilidade menos apocalíptica do que essa seria as bandas abrirem espaço para patrocinarem seus trabalho. Cada novo álbum teria um novo patrocinador. A intervenção pode ir desde um logo na capa, uma faixa patrocinada cuja letra fale de um produto específico, ou tudo fazer parte de um conceito só.

- Já pensando no uso comercial de suas músicas, bandas eventualmente vão compor pensando nesse ou naquele produto, já com o intuito de bater na porta do marketing das empresas e oferecer os direitos daquela faixa específica para uma campanha. Será um tipo de "product placement" ativo, onde o artista toma a dianteira ao invés de esperar que a empresa o contrate. Nesse cenário imagino agentes se especializando nesse tipo de coisa.

Video via Update or Die.

Veja vídeos do show de volta do Pavement

Ontem, rolou o primeiro show da turnê de reunião do Pavement, em Auckland, na Nova Zelândia. Dá uma olhada como foi:

Grounded

Cut Your Hair

Here

Rattled By The Rush

Range Life

Clipe novo do Class Actress: Journal of Ardency

1 de março de 2010

Clipe novo do Foals: Spanish Sahara

Made in Paraguay #32: All I Need (Radiohead), Lullaby (The Cure) e Solsbury Hill (Peter Gabriel) por Bat For Lashes

Aproveitando a passagem do Bat For Lashes pelo Brasil, abrindo os shows do Coldplay, o Made In Paraguay de hoje é dedicado a banda.

As performances abaixo foram filmadas na semana passada, na Inglaterra, durante um show especial, onde a Natasha Khan foi acompanhada por um quarteto de cordas.

All I Need (Radiohead)

Lullaby (The Cure)

Solsbury Hill (Peter Gabriel)

Clipe novo do The Drums: Best Friend

Hoje mesmo eu já tinha postado um vídeo do The Drums tocando essa mesma música na BBC Radio 1. Agora, saiu o clipe oficial dela.

Friendly Fires e Holy Ghost lançam split 12" e fazem cover um do outro

O Friendly Fires e o Holy Ghost lançam no próximo dia oito de março um split 12", onde cada um gravou um cover do outro. As duas versões podem ser ouvidas aí embaixo:

A tracklist do disco é a seguinte:

A1 Friendly Fires – “Hold On”
A2 Friendly Fires – “Hold On (Instrumental)”
B1 Holy Ghost – “On Board”
B2 Holy Ghost – “On Board (Instrumental)”

Quem baixar a versão digital do disco leva a faixa bonus “On Board (Dub)”, do Holy Ghost.

Ouça o novo single da Estelle, Freak. Veja também os bastidores das filmagens do clipe

É impressão minha, ou essa música nova da Estelle é totalmente uma tentativa desesperada de se reinventar?

Olha aí o making of do clipe:

Veja a apresentação do The Drums na BBC Radio 1

Na semana passada, o The Drums deu passadinha na BBC Radio 1, no programa do Zane Lowe, e mandou uma versão ao vivo de Best Friends. Olha aí como foi: